quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Um dos Grandes Fotógrafo que o Brasil teve Marc Ferrez

foto: MARC FERREZ


foto: MARC FERREZ

foto: MARC FERREZ


foto: MARC FERREZ


foto: MARC FERREZ

Notas sobre o fotógrafo Marc Ferrez

Marc Ferrez e seus contemporâneos:
influências e confluências


Marc Ferrez nasceu quatro anos após a apresentação oficial da daguerreotipia ao mundo e três anos depois da chegada da nova tecnologia ao Rio de Janeiro, no começo de 1840. Integrante do seleto grupo que desenvolveu a fotografia de paisagem a partir das décadas de 1850 e 1860, Ferrez criou a mais significativa representação fotográfica do Brasil durante o século XIX e início do século XX. Nela, vemos a influência do relacionamento com os demais pioneiros dessa arte no país, como os franceses Augusto Stahl, Jean Victor Frond, Revert Henry Klumb e o suíço Georges Leuzinger, que com ele interagiram no início de sua carreira – como demonstra o livro O Brasil de Marc Ferrez, publicado pelo Instituto Moreira Salles.
Único dentre eles a fazer de seu trabalho documental e de paisagem uma atividade exclusiva e rentável durante mais de 50 anos, Ferrez passa a ocupar, a partir de meados da década de 1870, um lugar cada vez mais destacado entre os fotógrafos da corte. Frond havia deixado a cidade em 1862. Klumb e Stahl também já não atuavam no Rio de Janeiro desde o início da década de 1870. Com o encerramento das atividades fotográficas da Casa Leuzinger, em 1875, nenhum fotógrafo paisagista permaneceu ativo na capital do Império além de Ferrez, que se dedica durante aquela década à reconstrução de sua vida profissional, após o incêndio que em 1873 destruíra seu ateliê.
A partir desse período, o fotógrafo integra-se a grandes projetos documentais comissionados pelo governo, acompanhando também obras de construção de ferrovias, de abastecimento de água e do cultivo de café, então o principal produto de exportação do país. O controle da luz e a precisão na escolha do ponto de vista mostram um domínio técnico que o consolidam como maior fotógrafo paisagista do século XIX no país. Como afirma Weston Naef, curador de fotografia do J. Paul Getty Museum, de Los Angeles, “raramente no século XIX um fotógrafo profissional atingiu a maturidade de estilo em menos de uma década; mas esse foi o tempo aproximado que Ferrez levou”.


Sergio Burgi


Nenhum comentário: