quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

http://tramafotografica.wordpress.com/2008/01/05/comecamos-mal/trackback/

Desabafo


em the31e01bWed, 09 Jan 2008 13:47:54 +0000o 18, 2007 às 10:50 pm01
Alessandro souza
Seu comentário está esperando moderação.

Prezada Colega,

Partilho com você o pensamento de que uma imagem não pode mudar o mundo, a reflexão como dito anteriormente, só nos deixa mais inerte, não levando as pessoas a atuarem. Pois, muitos as consideram filosoficas, viajantes e outras coisas mais.
Em outubro do ano passado (2007), João Kulcsár fez um bate papo na Caixa Cultural em Brasília - DF, onde ele que era o curador da Mostra dos Fotógrafos Norte Americanos da FSA, apresentou várias imagens da década de 40, narrou que muitas imagens ajudaram a mudar leis americanas, cito uma : Proibição do Trabalho Infantil em fábricas e lavouras. Certo momento fiz a reflexão, e perguntei - “Por que nos dias de hoje uma imagem não está tendo a mesma força que as de antigamente?” acrecentei ” hoje criamos imagens a todo o instante, mais e mais pessoas podem está perto do acontecimento, a velocidade é maior na divulgação para o resto do mundo, qual o resultado disso?
É triste, se as imagens, fatos e conselhos estivessem resolvendo algo, hoje não estariamos repetindo erros cometidos em histórias rescentes. De nada andiantou mostrar o mundo as atrocidades contra a humanidade cometidas na Era Hitler, e guerra do vietnã, e sem falar agora no Quênia.
E as Imagens do Sebastião Salgado, muitas foram feitas na década de 70 e 80 na África, mostrando para todos um lado bonito do que é muito feio, irmãos e seres humanos, que até hoje estão do mesmo jeito, completamente abandonados, e entregues a própria sorte e alguns organismos internacionais levam uma ajuda para diminuir a culpa dos que hoje não sabem onde colocar o dinheiro ganho, mercado capitalista e desviar o foco da sociedade em geral, das empresas que usam o planeta em beneficio de alguns poucos.
Não só as imagens vão mudar o mundo, pois nem com a dor e a perda está mudando. Este ser humano que hoje reina absoluto, tem que aprender a viver melhor, pois se não serão os próximos a não existirem nem em imagens.

Abraços,

Alessandro souza

Nenhum comentário: