sábado, 9 de fevereiro de 2008

Fotografia desvenda morte misteriosa após 15 anos

A foto preta e branca foi encontrada intacta sob a roupa de Andrew Bookless

EUA

Sábado, 9 de fevereiro de 2008, 08h37 Atualizada às 08h37

Uma velha fotografia possibilitou que a polícia de Nova York resolvesse parte de um misterioso afogamento ocorrido há 15 anos. Agentes tentaram durante anos identificar um corpo encontrado no reservatório Titicus em junho de 1993 levando uma mochila com 38 kg de pedras nas costas. O homem não deixou pistas sobre seu nome ou local onde vivia e não correspondia a nenhum dos desaparecidos que constavam nos relatórios.

A única pista era uma foto preta e branca que mostrava um homem segurando um menino nos braços, ambos utilizando roupas de um período entre o fim da década de 50 e início da década de 60.

Apesar das investigações, a polícia havia conseguido determinar apenas que ele tinha morrido afogado. Porém, no mês passado, descobriu-se que se tratava de Andrew Bookless e qual era sua história.

Bookless foi identificado por meio de exames da arcada dentária depois que se soube que ele era de Massachusetts. A professora aposentada Terry Yacubich reconheceu um edifício atrás do homem na fotografia que a vítima carregava.

A família não tinha notícias de Bookless quando ele morreu. A fotografia estava intacta em uma moldura de vidro, perto de seu coração, sob camadas de roupas de inverno.

Foto em jornal
Em janeiro o investigador Joe Fiebich enviou a foto para o jornal Berkshire Eagle. Ao vê-la, Terry reconheceu o auditório da igreja do vilarejo onde ela viveu por 47 anos. "No momento em que eu vi a imagem, eu sabia exatamente onde era", disse Terry, 59 anos.

A professora aposentada entrou em contato com o amigo Donald Mullins, detetive de polícia, também aposentado, que foi até o local e descobriu um terreno em frente à igreja, onde morava a família de Bookless antes da casa ser destruída em um incêndio.

Um médico legista de Nova York confirmou a identidade da vítima, o corpo foi liberado e seus quatro irmãos notificados na última semana. Eles disseram que o homem da foto era o avô de Bookless e que seus pais, John e Marianna Bookless, tinham morrido em 1994 e 2004. A família também o considerava morto desde a morte da mãe.

A polícia ainda tenta determinar se Bookless se suicidou, se a morte foi um acidente ou se ele se envolveu com pessoas que o assassinaram. O investigador Patrick Bosley, um dos que tentaram solucionar o caso na década de 90, tentou levar o mistério à televisão. Ele acreditava desde o princípio que o homem da foto fosse alguém muito importante para Bookless.

O corpo dele foi sepultado em Nova York, mas a família poderá removê-lo se desejar. Para Terry, que ajudou a solucionar o mistério de 15 anos, o importante é que Bookless descanse em paz.

Nenhum comentário: