sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Alerta! Fotógrafa encontra seus trabalhos à venda na web

Reprodução O auto-retrato acima é uma das obras de Rebekka vendidas sem autorização em site;

Internet
Sexta, 8 de fevereiro de 2008, 10h29

Fotógrafa encontra seus trabalhos à venda na web

A fotógrafa profissional islandesa Rebekka Gudleifsdóttir descobriu fotos de sua autoria anunciadas em um site que vende imagens. As fotos, que haviam sido publicadas no Flickr, estavam sendo vendidas por outra pessoa, de forma não autorizada.
Segundo o site Webware, as fotos de Rebekka foram inseridas no iStockphoto, um site de licenciamento de imagens de baixo custo. Das 31 imagens à venda pelo usuário "vulcanacar", 25 eram da islandesa, que reclamou ao site de vendas e conseguiu que suas fotos fossem removidas e o usuário banido.
Kelly Thompson, vice-presidente do iStockphoto, divisão da famosa Getty Images, explicou que quando algo assim é notificado os responsáveis investigam rapidamente o assunto. Semanalmente, o serviço retira do ar diversas imagens não autorizadas que são inseridas e notificadas.
Esta não é a primeira vez que Rebekka encontra fotos que tenha inserido no Flickr sendo vendidas em outro lugar. A fotógrafa escreveu em seu blog em 2007 que havia encontrado oito fotos de paisagens à venda no site de outra companhia.
A saída encontrada pela islandesa foi a de limitar a resolução das imagens enviadas à largura máxima de 800 pixels. Isto tornaria a imagem imprestável para publicações impressas, mas ainda assim permitiria que ladrões as vendessem para reprodução em sites, por exemplo.
Thompson explicou que embora seja raro ver fotos sem permissão serem vendidas no iStockphotos, é inevitável que algumas exceções aconteçam entre suas quase 3 milhões de imagens. "Normalmente pegamos isto antes que as imagens sejam vendidas", explicou a vice-presidente, acrescentando que a comunidade trabalha arduamente contra tal prática, bem como seus inspetores.

fonte: Portal Terra/Magnet

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Caros Colegas Fotógrafos fica aí um Alerta.
Abraço à todos,

Alessandro Souza

Nenhum comentário: