Software indica se imagem foi manipulada

ReproduçãoCom a sofisticação dos softwares de edição de imagem é cada vez mais fácil fazer pequenas emendas nas imagens. No entanto, muita gente altera as imagens de forma fraudelenta ou para fazer graça com outras pessoas.

Um programa desenvolvido por cientistas do Massachussets Institute of Technology (MIT) consegue descobrir se as imagens foram manipuladas. O principal método usado pelo programa desenvolvido pela equipe do cientista Micah Kimo Johnson é analisar a incidência de luz nas fotos.

Segundo Johnson, quando uma imagem é alterada, só percebemos mudanças gritantes. Somos bastante insensíveis no que se refere à luminosidade da imagem.

Alguns desses softwares de análise de imagens consegue descobrir a incidência da luz por meio da checagem de um único pixel. Eles funcionam melhor com imagens com cores uniformes.

Ferramentas como essas seriam úteis para ajudar órgãos de imprensa a verificar a veracidade de uma foto ou mesmo ajudar a Justiça e analistas forenses a desvendar crimes e outras ocorrências.

Muita gente não vai gostar disso, principalmente jornais sensacionalistas e os paparazzis. Você costuma mandar imagens alteradas para brincar com os amigos? O que achou desse software "detetive"?

_________________________________________________________________

Fonte: http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/apostas/