sábado, 1 de março de 2008

O dia-a-dia de Chico Fotógrafo por alessandro souza

Através da matéria publicada ontem no Correio Braziliense, dia 29 02 2008, fotografada pela colega Zuleika Souza. Tive o prazer de conhecer ao vivo o personagem, o Sr. Francisco Xavier Bezerra, de 57 anos, conhecido também por Chico Fotógrafo.
Ele é uma figura ímpar, muito atencioso, muito didático, e muito experiente na arte da fotografia. A parte técnica, ele adquiriu aos 15anos de idade, lá no interior da bahia, quando se usava chapas de vidro da Kodak emulsionadas. Depois foi-se adaptando as novas tecnologias da época, até chegar ao filme instantâneo"fuji" de hoje pra fotografias 3x4. Ele também tem guardada uma Nikon com lente 28mm, para usar em momentos especiais, como: casamentos, batizados, desfiles e retratos.
Tempo que passei com ele hoje, foram momentos de muito aprendizado e troca de conhecimentos. Mostrei como é a fotografia digital, falei de como alguns fotógrafo usam os atuais equipamentos e tecnologias digitais.
Uma curiosidade da profissão, ele como fotógrafo que trabalha na praça, não quer que o filho siga a mesma profissão, só se for em fotografias de stúdios o para um grande veiculo de comunicação. Ele quer o filho tenha o estudo e formação escolar que ele não teve.


Pois é, nos momentos que estive em seu stúdio ao ar livre, presenciei quatro clientes sendo fotografados, valor por seis fotografias é de R$10,00, e como a sua propaganda é "Foto colorida em 1min", realmente é 1min, se demorar mais, é porque filme está secando. Ele ascende em uma lata de sardinha com um pouquinho de alcool uma pequena chama para acelerar o processo de secagem, e funciona.


O Convidei para participar do grande evento Mundial "PINHOLE DAY", que acontecerá no último domigo de abril, vejo sua participação muito importante para poder trocar conhecimentos com os mais novos fotógrafos.






Aqui a imagem através do espelho, pois nem todo fotógrafo vê sua imagem.













O Grande Chico Fotógrafo em ação.











Aqui uma pequena recordação.








Pedi ao Chico Fotógrafo, pra que ele tirasse algumas fotos minhas, em três momentos,
com minha inseparável camera,
uma para carteirinha de estudante,
e uma com ele o fotógrafo.











Clientes admiram e comentam a qualidade das fotografias afixadas em uma camera artesanal.





Abraço à todos,

mais fotos aqui


Fotos: Alessandro Souza

Um comentário:

Unknown disse...

Fala Alessandro, como vai?
gostei da sua visita ao Chico! muito bacana a sua idéia. a gente acaba ficando recluso no mundo digital e sequer nos lembramos que Brasil a fora tem vários profissionais como o Chico, que fazem fotografia artesanal.
parabéns!
grande abraço,
bruno
www.brunobernardes.com.br/photoblog