sábado, 14 de fevereiro de 2009

World Press Photo premia retrato da crise

World Press Photo premia retrato da crise

Principal prêmio de fotografia do mundo contempla três brasileiros; mostra virá a São Paulo neste ano

CARLA ROMERO
EDITORA DE FOTOGRAFIA

No ano passado, o vencedor do World Press Photo, o mais importante prêmio de fotojornalismo do mundo, foi o registro de um soldado americano acuado em sua trincheira no Afeganistão. Na versão 2009 da premiação, já contaminada pelos humores da crise financeira gestada no mercado imobiliário americano, a foto campeã mostra a vistoria policial de uma casa desapropriada por falta de pagamento em Ohio.
O fotógrafo Anthony Suau fez o instantâneo em março de 2008, a pedido da revista semanal "Time". O ensaio produzido pela publicação sobre a crise de solvência dos mutuários americanos, do qual a foto faz parte, conquistou o segundo lugar na categoria Vida Cotidiana.
Apesar de refletir com precisão o clima americano no prêmio principal, o World Press Photo é, de fato, global. Suas dez categorias premiaram 63 profissionais de 27 países, segundo anúnciou ontem a fundação World Press Photo, baseada em Amsterdã (Holanda). Três brasileiros tiveram trabalhos reconhecidos neste ano. Luiz Vasconcelos venceu a categoria Notícias Gerais, com uma foto originalmente publicada pelo jornal "A Crítica", de Manaus. Ele registrou o momento em que a polícia de choque interveio em uma disputa por terras em fevereiro.
Na categoria Cotidiano, Eraldo Perez, da agência Associated Press, recebeu menção honrosa por um registro feito na favela do Coque, no Recife. A foto mostra um grupo de jovens aparentemente descontraídos em torno do cadáver de um rapaz. Já André Vieira, da agência Focus, conquistou o terceiro lugar na categoria Artes e Entretenimento por um retrato do estilista angolano Xhundos, feito em Luanda.
A entrega dos prêmios ocorre no próximo dia 3 de maio, em Amsterdã. No mesmo dia, uma exposição com os trabalhos vencedores será inaugurada na cidade antes de rodar o mundo. São Paulo receberá a mostra ainda em 2009.


Veja galeria com todas as fotos premiadas
www.folha.com.br/090441


--
Fonte: Jornal folha de sao paulo 14 02 09

Nenhum comentário: