sexta-feira, 9 de maio de 2008

Festa do Divino e Cavalhadas: saída fotográfica , Maratona Fotografica

Festa do Divino e Cavalhadas: saída fotográfica


Nos dias 10 e 11 de maio, acontecem duas manifestações culturais centenárias em Pirenópolis-GO: a Festa do Divino Espiríto Santo e as Cavalhadas. E o Candango Fotoclube estará registrando esses eventos.

A Festa do Divino Espírito Santo tem quase 200 anos e ocorre sempre 50 dias depois da Páscoa. A primeira foi realizada na cidade em 1819, promovida pelo Coronel Joaquim da Costa Teixeira. O costume de se homenagear o Divino Espírito Santo é português e foi trazido ao Brasil na época da colônia.
Esta festa mescla manifestações religiosas e profanas, durante 23 dias. A cada ano, é escolhido, por sorteio entre os habitantes de Pirenópolis, um Imperador do Divino. Cabe ao Imperador a responsabilidade de zelar pela realização da festa, incentivando a participação popular e angariando fundos.

A origem das Cavalhadas vem do século VI D.C., portanto há quase de 1500 anos. Durante a dinastia carolíngia, Carlos Magno, de religião cristã, lutou bravamente contra os sarracenos, de religião islâmica, impedindo-os de invadir o centro norte da Europa. O feito foi amplamente divulgado, como mostra de bravura e lealdade cristã, por trovadores que viajavam por toda a Europa. E ficou sendo conhecido como a "A Batalha de Carlos Magno e os 12 pares da França".
A festa é uma representação dramática desse feito. Num grande campo de batalha, onde do lado poente, 12 cavaleiros cristãos vestidos de azul, a cor do cristianismo, lutam contra 12 cavaleiros mouros vestidos de vermelho, encastelados no lado do sol nascente.
Outra atração das Cavalhadas são os Curucucus, mascarados que saem pela cidade à galope, principalmente, emitindo sons e fazendo algazarras.

Aproveite e participe da 1ª Maratona Fotográfica de Pirenópolis. Clique aqui e conheça o regulamento da Maratona.

- Transporte e estadia por conta de cada fotógrafo.
- A Festa do Divino se encerra no Domingo do Divino.
- As Cavalhadas começam logo após o encerramento da Festa do Divino.
--------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte: Blog Candango Fotoclube

Nenhum comentário: