quarta-feira, 2 de julho de 2008

Abertura de Exposição de 5 de julho a 10 de agosto, SERRA DA CANASTRA, por ADRIANO GAMBARINI, Local: CAIXA Cultural - Galeria Vitrine

AS BELEZAS NATURAIS DA SERRA DA CANASTRA EM EXPOSIÇÃO NA CAIXA CULTURAL

 

A preservação do meio ambiente na região das nascentes do Rio São Francisco é o tema abordado na exposição que a Caixa Cultural Brasília recebe de 5 de julho a 10 de agosto, na galeria Vitrine. A mostra Serra da Canastra é um trabalho documental do fotógrafo Adriano Gambarini sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra. A abertura para convidados e imprensa é no dia 4 de julho, a partir das 19h.

 

No dia 05 de agosto, será ministrada uma palestra gratuita sobre o Rio São Francisco, com Júlio Rocha, doutor e mestre em Direito Ambiental e ex-superintendente do Ibama da Bahia.

 

Com curadoria de Isabel Xavier da Silveira, a mostra traz imagens exclusivas da nascente do Rio São Francisco e retrata o trabalho de pesquisa de Gambarini para livro homônimo, publicado com o apoio da Caixa Econômica Federal.

 

A Serra da Canastra se localiza no sudeste de Minas Gerais, a 32 km de Belo Horizonte, e tem 200 mil hectares de extensão. De sua fauna, fazem parte várias espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e o veado-campeiro, animais registrados nas fotografias de Gambarini. Na vegetação, também presente nas fotos, predominam os campos rupestres, com manchas de cerrado e matas ciliares. A exposição mostra ainda um pouco dos locais turísticos, históricos e culturais, da culinária, da cultura, dos costumes e do povo da região.

 

Há mais de seis anos na região da Serra da Canastra, Gambarini possui um arquivo com 40 mil imagens do Brasil e de mais 15 países.

 

Adriano Gambarini (fotógrafo)

 

Formado em Geologia pela USP, Adriano Gambarini trabalha na documentação de expedições ambientalistas, históricas, culturais e em projetos de estudos dos ecossistemas brasileiros. É considerado um dos principais fotógrafos de natureza da atualidade, tendo trabalhos publicados nas mais importantes revistas nacionais e estrangeiras, como National Geographic e GEO Magazine. 

 

Isabel Xavier da Silveira (curadora)

 

Isabel Xavier da Silveira é editora dos selos Nobel, Marco Zero, Studio Nobel, Conex e Zastras. Com ampla experiência no mercado editorial, trabalha, desde 1995, em projetos de tradução, revisão, preparação de texto, desenho gráfico e coordenação editorial para as maiores editoras do País.

 

Serviço

 

Exposição Serra da Canastra, com fotos de Adriano Gambarini

Curadoria: Isabel Xavier da Silveira

Local: CAIXA Cultural - Galeria Vitrine

Abertura para convidados e imprensa: 4 de julho de 2008, das 19h às 22h

Visitação: 5 de julho a 10 de agosto de 2008

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Agendamento de visitas monitoradas: de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, pelos telefones 3206-9450 / 3206-9752

Endereço: SBS Qd. 4 Lote 3/4, anexo ao edifício Matriz da Caixa

Classificação etária: Livre

Entrada Gratuita

 

Palestra: Serra da Canastra, com Júlio Rocha

Dia: 05 de agosto de 2008

Horário: 19h

Inscrições gratuitas pelo telefone: 3206- 9752

 

Assessoria de Imprensa

Caixa Econômica Federal

CAIXA Cultural - Brasília/ DF

Fones: 3206-8030/ 9895

9202-2144/ 8101-9902

imprensa.cultura@caixa.gov.br

www.caixacultural.com.br

 



--
Alessandro Souza
(55) 61 8118-7020
http://capturafotografica.blogspot.com
http://alessandrosouza.blogspot.com/
http://picasaweb.google.com/alesssouza
www.olhares.com/alesssouza
http://www.flickr.com/photos/alessandrosouza

Nenhum comentário: