FOTOS: Alessandro Souza
--------------------------------------------------------------------------------
A student at NASA Ames Research Center in Mountain View, California, practices virtual surgery on a three-dimensional image of a rat. NASA hopes that one day such tools will help coach space travelers through medical procedures on fellow astronauts.
(Photo shot on assignment for, but not published in, "Surviving in Space," January 2001, National Geographic magazine)
Photograph by Cary Wolinsky
A student at NASA Ames Research Center in Mountain View, California, practices virtual surgery on a three-dimensional image of a rat. NASA hopes that one day such tools will help coach space travelers through medical procedures on fellow astronauts.
(Photo shot on assignment for, but not published in, "Surviving in Space," January 2001, National Geographic magazine)
Photograph by Cary Wolinsky
----------------------------------------------------------------------------------
translate Babel fish
Um estudante no centro de pesquisa no Mountain View, Califórnia da NASA Ames, pratica a cirurgia virtual em uma imagem tridimensional de um rato. A NASA espera que um dia tais ferramentas ajudarão o ônibus a espaçar viajantes com os procedimentos médicos em astronautas companheiros.
(A foto disparou na atribuição para, mas não publicado dentro, “sobrevivendo no espaço,” janeiro 2001, compartimento geográfico nacional)
Fotografia por Cary Wolinsky
Foto: Alessandro Souza
Local: Campus da UNB
---------------------------------------------------------------------------------------------------
MAIS FOTOS AQUI
Exposição apresenta imagens de nomes importantes como Cartier-Bresson, Rodtchenko, Man Ray e Brassaï
Com trabalhos que pertenciam ao ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, "Fotógrafos da Vida Moderna" começa amanhã
MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL
Man Ray, Cartier-Bresson, Leni Riefenstahl, Robert Doisneau. Grandes nomes da história da fotografia, quase ausentes de coleções de instituições públicas brasileiras, cujas imagens poderão ser vistas a partir de amanhã no MAC (Museu de Arte Contemporânea) do parque Ibirapuera, na exposição "Fotógrafos da Vida Moderna".
A mostra, com curadoria de Helouise Costa, pesquisadora e vice-diretora do museu, reúne 154 fotografias. Desse total, 124 pertenciam à coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira e foram destinadas ao MAC, sob guarda provisória por decisão judicial.
Complementam a mostra trabalhos já pertencentes ao acervo do museu e ao acervo do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros). "Achei importante que as fotografias dialogassem com imagens que já estivessem em outros acervos", diz a curadora. Ela lembra que a coleção de Cid Ferreira tinha cerca de 1.500 fotografias, das quais aproximadamente mil ficaram com o MAC. Outras instituições públicas, como o Museu do Ipiranga, ficaram com o restante, também sob guarda provisória.
Desde novembro de 2005, segundo Costa, os trabalhos estavam no MAC. O primeiro problema a resolver foi identificar todas as fotografias e fazer um inventário delas. "Tivemos de nos preparar para receber esse grande lote, adaptando a reserva técnica e acondicionando as obras de forma adequada."
Para montar "Fotógrafos..." no MAC Ibirapuera, outro ponto problemático foi como apresentar a numerosa coleção, que vai desde precursores no meio, como Eadweard Muybridge (1830-1904) até nomes contemporâneos, como Tracey Moffatt, 47. Na primeira sala da exposição, já há diversas fotografias de Brassaï (1899-1984) e Man Ray (1890-1976), que são os nomes com mais obras representadas (11 e 14, respectivamente).
"Nesse primeiro segmento, quis mostrar como foi construída a imagem do artista, a partir da colaboração mútua de nomes como Picasso e Chagall com os fotógrafos." Há registros raros, como o escultor Brancusi (1876-1957) de olhar perdido em seu ateliê, retratado por Steichen (1879-1973).
Os cruzamentos entre o documental e a experimentação estão presentes na sala seguinte, que tem desde a impressionante "Moça com Leica" (1934), de Aleksandr Rodtchenko (1891-1956), até um registro bem-humorado de freiras no Rio, de Herbert List (1903-1975).
Nas outras salas, há conjuntos raros, como o álbum de Jacques-Henri Lartigue (1894-1986) e o seu fascínio pelas máquinas modernas e seus movimentos, além de uma série de fotomontagens do escritor Jorge de Lima (1893-1953), pertencente ao IEB.
Rosa de Luca/Divulgação A paulista Mel Luz trabalha na confecção de tapetes na praia do Espelho |
http://twitter.com/i/a000c48cb60cd30617ed3d769e411082e77892de
Thanks,
-The Twitter Team
About Twitter
Twitter is a unique approach to communication and networking based on the simple concept of status. What are you doing? What are your friends doing—right now? With Twitter, you may answer this question over SMS, IM, or the Web and the responses are shared between contacts.
This message was sent by a Twitter user who entered your email address. If you'd prefer not to receive emails when other people invite you to Twitter, click here:
http://twitter.com/i/optout/010e529a9b07f4c34421e4fdf4a42fe2069ea4bc