quarta-feira, 11 de junho de 2008

Nelson Kon aprendeu com a revista "GA", que "moldou a fotografia de arquitetura"

DA REPORTAGEM LOCAL

A "Global Architecture", revista de Yukio Futagawa, era a que Nelson Kon, um dos maiores fotógrafos de arquitetura do país, comprava "fazendo vaquinha" com os amigos para estudar. "Ela moldou o jeito de fotografar arquitetura", afirma. "Ele documenta exaustivamente cada projeto."
Foi Kon quem serviu de guia para a primeira visita de Futagawa ao país, em 1965, quando ele conheceu Paulo Mendes da Rocha e fotografou sua casa no Butantã. O japonês, aliás, lembra todos os encontros que teve com os arquitetos, além das fotos que fez em cada ocasião.
Lembra, por exemplo, que a Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, que fotografou em 2002, só pode ser retratada em dias nublados, e precisa voltar para concluir o trabalho.
Seu filho, Yoshio Futagawa, hoje editor da "GA" e também fotógrafo da revista, diz que o pai gosta de contar uma história nas seqüências que fotografa, imagina o projeto se desdobrando diante do leitor.
"Ele gosta dos lugares onde há bons prédios, ou boa comida", brinca o filho. "Cada prédio é diferente, mas o olho dele é um bom árbitro."
No lugar de Kon, foi o jovem arquiteto Rodrigo Ohtake, filho de Ruy Ohtake, quem acompanhou Futagawa nesta última visita ao Brasil, que incluiu paradas em Brasília, Rio, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Se, em 2002, quando veio pela última vez, o japonês se disse decepcionado com alguns projetos, agora só vê promessas nos jovens arquitetos do país.
Talvez seja porque, nas palavras de Yoshio, "o Brasil ainda não foi afetado pelo pós-modernismo". "É um país que exibe um modernismo de qualidade, sem extravagâncias, e isso é feito pelos jovens." (SM)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte : Jornal Folha de São Paulo, 11 06 2008

Nenhum comentário: